Área do Doador
Home For a Child
Brasilien Initiative
Fale Conosco: 55 (11) 3106-3851
casataiguara@casataiguara.org.br

Ação Cultural Lúdica na Casa Taiguara


Coletivo realiza sarau na instituição com crianças e adolescentes

Contação de história encanta crianças durante o Sarau

O coletivo “Conhecendo Caminhos” realizou o encerramento da Ação Cultural Lúdica realizada em parceria com a  instituição, na Casa Taiguara/Taiguarinha, no dia 10 de junho. Durante três sábados, os voluntários promoveram atividades com contação de história, poesia, música e dança para as crianças e adolescentes da instituição.

A ideia surgiu a partir do educador da instituição, Donizeti Redondo Sanches, ao realizar o curso de agente de projetos sociais no Senac. Durante o curso, Donizete desenvolveu um projeto juntamente com o professor e outros colegas com o objetivo de levar cultura e atividades lúdicas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Segundo ele, a ação cultural foi pensada a partir de rodas de conversa com as crianças e adolescentes e a elaboração de um mapa de contexto, no qual foram identificados que na região central há muitos equipamentos culturais, porém o acesso da população de baixa renda é limitado.

Sempre aos sábados, foram três encontros ocorridos nos dias 27 de março, 03 e 10 de junho, no período vespertino. Os eventos contaram com Sarau no qual os meninos e meninas puderam expressar seus sentimentos, cantar, dançar, ler poesias e brincar com atividades desenvolvidas pelo coletivo.

Para a execução da ação, a equipe técnica e os outros educadores se reuniram para a discutir sobre a atividade. As crianças e adolescentes gostaram bastante de ação. “A participação foi muito além do que pensamos, as crianças e adolescentes gostaram muito de poderem fazer parte do processo de criação das atividades e em resumo das próprias atividades em si”, disse Donizete.

Além do coletivo, vários voluntários também participaram da ação. Isabella, 21, Ester, 17 e Júlia, 19, visitaram pela primeira vez o abrigo e gostaram da experiência.  “Às vezes, precisamos sentir algo com alguém e quando eu cheguei aqui eu senti isso, as crianças me deram um sentimento muito bom de eu pude sorrir e me divertir com elas. Foi muito gostoso entrar e conhecer as pessoas, as crianças e adolescentes.”, comentou Isabella.

Uma das contadoras de história, Vilma Galdino, 47 anos, também esteve no abrigo pela primeira vez. Para ela foi uma experiência maravilhosa. “É muito bom poder contribuir, mesmo que seja com pouco. Não tem valor maior que o sorriso e um abraço, ver as crianças sorrindo e participando das histórias”, revelou Vilma.

Professor do SENAC, Douglas, 56, conferiu de perto o projeto dos alunos. Pedagogo de formação, já trabalhou na área social na região sul e participou de alguns Saraus na periferia de São Paulo. “Acho que o Sarau abre campos que a educação formal não consegue atingir, muito importante para formação. E não só formação, mas a concretização de qualquer cultura”, relatou Douglas.



publicada em: 16/06/2017 12:25:55


Casas Taiguara


Todos os direitos reservados© 2015
Casa Taiguara é uma ONG, uma organização sem fins lucrativos e todas as doações são isenta de impostos.