Área do Doador
Home For a Child
Brasilien Initiative
Fale Conosco: 55 (11) 3106-3851
casataiguara@casataiguara.org.br

História de ex-moradora da Casa Taiguara vira livro infantil


O livro infantil "Diana, Luana, Luanda" foi baseado na história de uma menina que morou na instituição Casa Taiguara

Autora apresentou o livro aos meninos e meninas da Casa Taiguara        Foto: Bruno Batista

A escritora de literatura infantil e ilustradora, Ana Lasevicius, visitou a Casa Taiguara no dia 20 de dezembro de 2016, na Bela Vista, São Paulo. Ana apresentou para a garotada da instituição uma de suas obras baseada na vida de uma ex-morada da Casa.

Não foi a primeira vez que ela esteve na ONG, há mais de dez anos, a escritora já desenvolvia um trabalho voltado a arte-educação como os meninos e meninas da Casa.

Ana conheceu a instituição após o falecimento do seu ex-marido, o músico Taiguara, por meio de um amigo que realizava algumas oficinas de contação de história e a informou que o nome do artista havia servido de inspiração para a organização.

Foi nessa época que Ana passou a ministrar oficinas de pintura para a garotada e criou um vínculo com os meninos e meninas da instituição. “Em um ano e pouco de trabalho muito próximo com as crianças conheci personagens, fui aprendendo peculiaridades, desejos e esperanças das crianças. O quanto elas tinham uma esperança e depositavam nas pessoas que estavam no entorno fazendo o trabalho. Foi uma convivência muito bacana e o modo como eles compartilhavam não só as histórias, mas tudo o que eles tinham”, comentou a escritora.

Ana contou que durante as oficinas, ela observava uma menina que sempre trocava o próprio nome quando alguém perguntava como ela se chamava, o que serviu de inspiração para a personagem de seu livro "Diana, Luana e Luanda".

O livro infantil retrata a história de uma menina que sobrevive nas ruas. A protagonista enfrenta sozinha os perigos da rua e sonha com o dia em que conseguirá se matricular numa escola.  “A inspiração do livro veio das Casas Taiguara. Um projeto super bonito, lindo. As crianças me marcaram muito, me transformaram muito, no modo de ser, andar. Foi uma vivência muito forte, um aprendizado muito forte”, comentou a escritora.

Além de "Diana, Luana e Luanda", Ana é autora dos livros: “História das três bruxinhas”, “O Pássaro do Tempo”, “Pouco é muito” e “Verdade ou mentira?”, sendo esse último a mais recente publicação da escritora.

Segunda a autora, toda a renda com a venda do livro "Diana, Luana, Luanda" será revertida para as Casas Taiguara.

Para este ano, Ana pretende iniciar um novo trabalho com os meninos e meninas da instituição, incorporando também a música em suas oficinas, já que possui dois filhos músicos.

Confira a entrevista da Ana e a visita à instiuição.



publicada em: 11/01/2017 11:06:02


Casas Taiguara


Todos os direitos reservados© 2015
Casa Taiguara é uma ONG, uma organização sem fins lucrativos e todas as doações são isenta de impostos.