Área do Doador
Home For a Child
Brasilien Initiative
Fale Conosco: 55 (11) 3106-3851
casataiguara@casataiguara.org.br

PIA - último módulo


Finalização de mais um curso do projeto “Formando Atores” contou com imersão à Pinacoteca do Estado

Imersão cultural com os participantes do curso PIA

A Casa Taiguara finalizou mais um curso do projeto “Formando Atores”, o Plano Individual de Atendimento para Crianças e Adolescentes Acolhidos, conhecido como PIA, foi realizado durante os dias 18 e 19 de maio e 08 e 09 de junho, no espaço de Formação República, no centro de São Paulo.

Foi o primeiro curso com uma carga mais extensa, dividido em quatro dias, o que permitiu uma ampliação de conteúdo e avaliação prévia da proposta.

Com um grupo formado por pessoas de diversas lugares do estado de São Paulo e outros estados como Minas Gerais e Paraná, os participantes tiveram acesso a diversos modelos de PIA. Eles foram divididos em sub-grupos no qual realizaram uma análise considerando os seguintes aspectos: criança e adolescente; família; equipe de trabalho; judiciário; rede.

Segundo Carla Pinhasi, psicanalista e uma das responsáveis pela formação, essa divisão do cronograma permitiu uma elaboração mais focada na demanda apresentada pelo grupo. “Fizemos uma avaliação no primeiro momento e conseguimos preparar os dois últimos dias baseados nesse feedback. Teve bastante troca e interlocução”, comentou Carla.

Uma das questões que apareceu com alguma frequência foi como apresentar casos tão difíceis, que muitas vezes a rede não vê saída ou não consegue ajudá-los.

Para Sandro Andrade, psicanalista e outro profissional responsável pela formação, foi um compartilhamento de angústias também.  “O que fazer com crianças e adolescentes que precisam de tantos cuidados e que eventualmente os equipamentos não colaboram com os atendimentos como eles gostariam. Então, nós pensamos um jeito de escutá-los que foi importante porque ninguém se sentiu perseguido em apresentar o trabalho e eles puderam compartilhar as experiências”, relatou Sandro.

Alguns participantes acreditavam que a formação seria excessivamente técnica, documental como pensou Valdir Cecílio de Oliveira Neto, 27, psicólogo recém formado que atua na área clínica, mas acabou surpreendido.  Em sua avaliação, Valdir descreveu “O direcionamento do curso pelo Sandro e Carla nos trouxe uma reflexão crítica, por meio de um manejo provocador e da utilização dos próprios subsídios do grupo para essa construção coletiva nesses quatro encontros”. Ele ainda acrescentou “Gratidão pelo acolhimento e ampliação dos saberes através do compartilhamento da prática.”

No último dia de curso, o grupo realizou uma imersão cultural à Pinacoteca do Estado e à Sala São Paulo.

A ideia foi oferecer uma experiência nova e mostrar que os equipamentos culturais podem ser utilizados como aliados à atuação profissional deles. Como um alimento para sustentar o trabalho exercido. “Eles entenderam a proposta. É um tipo de fortalecimento para continuar nessa frente, para continuar fazendo esse trabalho que é tão cheio de angústias. É uma aposta que fazemos, cuidar de quem cuida e oferecer possibilidades de viver a vida com mais satisfação, não dá para só falar de sofrimento, ninguém aguenta”, explicou Sandro.

O curso de Formação para Educadores continua com o Projeto Político Pedagógico realizado nos dias 22 e 23 de junho e 13 e 14 de julho.  



publicada em: 13/06/2017 12:41:54


Casas Taiguara


Todos os direitos reservados© 2015
Casa Taiguara é uma ONG, uma organização sem fins lucrativos e todas as doações são isenta de impostos.