Área do Doador
Home For a Child
Brasilien Initiative
Fale Conosco: 55 (11) 3106-3851
casataiguara@casataiguara.org.br

Formação para educadores


Curso voltado para área de acolhimento do Estado de São Paulo começa em janeiro

Curso tem como objetivo desenvolver profissionais que atuam na área de acolhimento.  Foto: Priscila Pereira

Começa na próxima semana o curso profissional na área de acolhimento do Estado de São Paulo. Serão seis cursos totalmente gratuitos oferecidos pela Casa Taiguara com 30 vagas cada. Os cursos fazem parte do projeto Formação para Educadores e ocorrem entre janeiro e junho de 2017, com carga horária que variam entre 16 e 32 horas.

O projeto Formação de Educadores desenvolvido pela instituição tem como objetivo trazer conhecimento técnico e formações na área do acolhimento institucional buscando promover a qualidade dos serviços voltados a crianças e adolescentes na cidade de São Paulo, consolidando o Sistema de Garantia de Direitos.

Segundo a pesquisa intitulada “um Olhar Mais Atento aos Serviços de Acolhimento de Crianças e Adolescentes do Brasil”, realizado pelo CNMP – Conselho Nacional de Justiça em 2011, São Paulo é a unidade federativa com a maior oferta em serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes, contando com 12.277 vagas. Somente no município de São Paulo, mais de 400 serviços de acolhimento institucional estão conveniados à Prefeitura.

Atualmente, o número de colaboradores e profissionais atuantes na Rede de Acolhimento do Município de São Paulo é significativo, ultrapassando mais de 10 mil profissionais, distribuídos em uma diversidade de funções e cargos, como assistentes sociais, psicólogos, coordenadores de serviços e seus auxiliares, além dos educadores sociais. Se levarmos em conta a esfera estadual, esse número dobra para quase 20 mil profissionais.

As formações oferecidas neste projeto visam, principalmente, favorecer a compreensão do contexto legal e político que embasa a elaboração dos planos individualizados e sua repercussão nas práticas profissionais cotidianas; oferecer subsídios técnicos para que a elaboração do Estudo de caso e do Plano Individual de Atendimento ocorra com a participação ativa da família, da criança e do adolescente e desenvolver competências e habilidades profissionais para qualificar a ação de escuta e de registro das informações da criança, do adolescente e de sua família com vista a construção conjunta de um Plano de Trabalho Individual.

A primeira formação é sobre trabalho com famílias de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, no mês de janeiro, porém as inscrições já estão encerradas. Os próximos serão sobre Escuta, Crianças e Adolescentes em Situação de Acolhimento institucional, Plano Individual de Atendimento para Crianças e Adolescentes Acolhidos, Projeto Político Pedagógico e Planejamento, Gestão e Desenvolvimento de Projetos.

Todos os cursos serão ministrados na própria ONG Casas Taiguara, região central de São Paulo, próximo à estação República do metrô e terão certificação. Para mais informações acesse: www.casataiguara.org.br/Cursos



publicada em: 18/01/2017 10:18:49


Casas Taiguara


Todos os direitos reservados© 2015
Casa Taiguara é uma ONG, uma organização sem fins lucrativos e todas as doações são isenta de impostos.